David Beckham no AC Milan

FUTEBOL E O MERCADO

David Beckham foi emprestado pelo LA Galaxy ao AC Milan. Trata-se de um jogador de qualidade que já participou de três Copas do Mundo, foi finalista em 99 e 2001 para o prêmio FIFA de melhor jogador do mundo e atuou em grandes clubes como Manchester United e Real Madrid. Porém, onde Beckham se destaca realmente é fora do campo. Eleito pela Forbes 15º no rol das personalidades mais influentes, sua imagem constitui uma marca por si só. Segundo a consultoria FutureBrand Beckham é um dos maiores nomes esportivos em termos de marketing e possui um valor estimado de U$334.5 milhões.

beck11

Sua imagem é utilizada para vender diferentes tipos de produtos pelo mundo e principalmente no mercado asiático. O jogador chega ao ponto de ser uma ferramenta muito utilizada por empresas para penetrar o oriente. Com os clubes de futebol não é diferente. Muitos torcedores na Ásia acompanham um time por causa dos craques que este possui em seu elenco. Ter o David Beckham no time significa pregar a atenção de uma legião de fãs e influenciar seus hábitos de consumo.

 Beckham na Ásia: http://www.reuters.com/news/video?videoId=77653&feedType=VideoRSS&feedName=SportsLeisure&videoChannel=45 

Em 2006, após atuar no Real Madrid, o jogador partiu para um novo mercado. Apesar do baixo nível técnico do futebol norte-americano, o potencial comercial em atuar na terra de Hollywood era atrativo suficiente. Em uma negociação de U$ 250 milhões por cinco anos David Beckham se transferiu para o LA Galaxy. Antes mesmo de sua chegada, a pré venda de camisas atingiu 250 000 unidades. Na época o presidente do LA Galaxy, Alexi Lalas, declarou “os torcedores já compraram a camisa sem ao menos saber como elas vão ser”.

Após 18 meses no clube o jogador é emprestado ao AC Milan até Março de 2009. O LA Galaxy se beneficia com a transação no sentido que seu jogador (possivelmente) voltará em plena forma para a temporada 2009 da Major League Soccer. Entretanto, os efeitos financeiros já aparecem na medida em que um dos amistosos que o clube norte-americano tinha agendado para  o final do ano já precisou ser cancelado.

David Beckham se apresenta ao clube milanês em 7 de janeiro de 2009 com o propósito auto declarado de se manter em forma para a próxima temporada norte-americana. Adriano Galliani, presidente do AC Milan declarou: “ele escolheu o Milan e o clube mais premiado do mundo respondeu positivamente”. Mas nada no mundo do futebol é tão simples assim, ainda mais se tratando de um jogador no calibre de Beckham. Primeiramente vale analisar as razões que levaram o jogador escolher o clube AC Milan. Apesar do clube se declarar como “o mais premiado do mundo”, certamente a tradição do clube rossonero não foi a única motivação para a escolha do jogador inglês. Dentre alguns fatores pode-se citar:

  • Carreira: David Beckham jogou em dois dos três maiores campeonatos do continente europeu. Tendo jogado em grandes clubes da Inglaterra e Espanha, faltava ainda um time renomado na Itália. Atuando em um clube de nível e com exposição, o jogador mantêm ainda as chances de ser convocado para a seleção inglesa.
  • A esposa: É fato que mulheres de jogadores são capazes de influenciar fortemente as decisões dos maridos. Victoria Beckham, que é dona da grife de moda dVb que lançou sua nova coleção em maio desse ano,  com certeza não se incomodou em se mudar para Milão, a cidade da moda .
  • Motiva-se milionários com mais $: Por mais que um jogador como Beckham tenha contas bancárias abarrotadas, ganhar mais dinheiro é sempre atrativo. O jogador receberá seu salário que gira em volta de U$110 mil por semana e terá em suas mãos o mercado italiano de propaganda, um mercado no qual sua imagem ainda não foi tão gasta em comparação com outros países. Para completar, atuando na Europa, seu apelo no mercado asiático volta a aumentar devido a fraca penetração do campeonato norte americano possui no continente em comparação com o italiano.

Sim, David Beckham escolheu o AC Milan. Mas porque um time que já possui um elenco forte resolveu “responder positivamente”? Primeiramente existem as razões que se referem aos benefícios que a presença física do jogador em campo com o uniforme do AC Milan trazem para o clube:

  • Desempenho e público: Apesar da concorrência no AC Milan com outros jogadores, em boa forma Beckham é capaz de fazer parte da equipe titular. Trata-se de um bom jogador que pode contribuir tecnicamente para o desempenho da equipe. Além disso, tendo o jogador em campo ajuda a atrair torcedores para o estádio. Apesar do AC Milan estar contra a tendência do futebol italiano, conseguindo atrair públicos entre 50 000 e 60 000 para seu estádio, a capacidade de 80 000 do San Siro ainda está longe de ser alcançada. David Beckham em campo pode ajudar a atingir o potencial do estádio.

O segundo nível se refere aos benefícios ao clube que atuam sobre a imagem do jogador, independente de sua presença em campo. Conhecendo o rastro comercial que o jogador deixa pelos clubes onde passa é fácil destacar algumas razões:

  • Vendas e Mídia: Em uma semana a loja virtual do clube vendeu 1,5 mil camisas do Ronaldinho. Se os números continuarem assim o valor investido no jogador poderá ser pago somente com a venda de camisas. Com Beckham os resultados tendem a ser ainda melhores. Segundo o diretor de marketing do Real Madrid, Jose Angel Sanchez, “Beckham valeu para o clube mais de 600 milhões de dólares na venda de produtos de marketing”. O retorno de mídia que David Beckham associado ao AC Milan pode oferecer para o clube é ainda extremamente alto, podendo ajudar o clube a penetrar em mercados potenciais como o asiático.

O periódico Soccer Investor afirma que a transferência de Beckham para o AC Milan poderá render por volta de U$14 000 000. Sendo assim, levando em consideração que a proposta inicial é o jogador permanecer por 3 meses no clubes (até março, mês de início da temporada do LA Galaxy), e se o salário for considerado o mesmo pago nos Estado Unidos, o custo total com o jogador nao deve ultrapassar U$ 1,5 milhão. O possível lucro de cerca de U$ 10 milhões não é uma oportunidade que o clube vai deixar passar.

O clube do AC Milan se beneficia portanto de sua capacidade de atrair jogadores a medida que explora corretamente o que essas contratações tem a oferecer. Apesar de Galliani insistir que o Milan não contrata figurantes, uma das estratégias atuais do clube parece ser aquela uma vez adotada pelo real Madrid, contratando diversos jogadores de renome para seu elenco. A diferença é que o AC Milan opta por jogadores que estão fora de seu melhor nível de desempenho como Ronaldo, Ronaldinho e o próprio Beckham. Isso ocorre certamente porque as razões comerciais tendem a compensar qualquer nível de desempenho que esses jogadores podem vir a apresentar em campo.

Portanto, fica claro que a maioria das questões envolvendo a contratação por empréstimo de Beckham pelo AC Milan são de caráter comercial. Apesar do clube italiano ter apenas cerca de 5 meses para trabalhar a estratégia de marketing em cima do jogador, os ganhos financeiros e de mídia que podem ser alcançados são altos. Por outro lado as chances de manter o jogador após o empréstimo são consideravelmente baixas. O inglês possui contrato com o LA Galaxy e compromissos publicitários nos EUA, e no futebol quando se trata de um jogador com o calibre de Beckham, o dinheiro costuma falar mais alto.

 

AC MILAN: www.acmilan.com

ESPNSoccer.net: www.soccernet.espn.go.com

FUTUREBRAND: http://www.futurebrand.com

REUTERS: www.reuters.com

SOCCER INVESTOR: www.soccerinvestor.com

 

 

About these ads

0 Responses to “David Beckham no AC Milan”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: