A Voz do Futebol

FUTEBOL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

“Em uma nação como o Brasil, a contribuição do esporte para a integração social é especial. O sucesso do futebol tem sido uma força para unificar suas diversas partes e unificá-los através do orgulho nacional.” (J. Lever, 1983)

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No país onde segundo o IBGE um total de 46% da população vive abaixo do nível de pobreza a FIFA estima que existem 13 milhões de pessoas que jogam futebol. O forte interesse do povo no futebol é ainda fortemente impulsionado pela mídia, onde segundo a Informídia, 81% dos brasileiros acompanham o esporte. Os dois traços do país, a pobreza e o futebol, levam a crer que o segundo possa ser um eficiente instrumento para mudanças sociais no Brasil.

Os clubes de futebol, que possuem o contato mais imediato com a sociedade, seriam os grandes agentes dessa transformação. Mas infelizmente os problemas organizacionais dos clubes tornam muito difícil para eles pensarem além do pagamento da próxima folha de salários e mais difícil ainda para perceberem sua responsabilidade como cidadão corporativo.

Escolas de futebol fornecem um boa possibilidade para clubes serem socialmente responsáveis. O futebol em si trabalha para educação moral dos envolvidos e em alguns casos pode ser ainda acoplado um programa de educação primária ao cronograma. Apesar de benéficos, a decisão de implementar esses programas de educação deve ser bem pensada pois o objetivo principal dessas escolas deve ser a indentificação de talento e geração de lucros. Em um país onde 97,6% das crianças vão a escola mesmo com os altos índices de pobreza, o melhor que as escolas de futebol podem oferecer é uma profissão para milhares de garotos.

Os projetos de responsabilidade social linkados com clubes de má gestão trazem dificuldades para arrecadação de recursos. Esses projetos precisam ser auto-sustentáveis e isso fica altamente complicado se quem os administra não consegue manter as próprias finanças no azul.

Os projetos sociais ligados ao futebol e mais bem sucedidos no Brasil são intituições que utilizam o futebol brasileiro apenas como elemento de suporte para suas ações. Insitutos como o Gol de Letra, IDDC Dunga e Aldeia das Crianças usam o futebol e seus personagens para divulgar seus projetos de forma mais atraente para o público.

Em uma nação onde o futebol é tao poderoso, tendo até sido usado para desviar a atenção da população para problemas sociais durante o governo militar, o futebol adota um novo papel, de usar seu poder para chamar atenção para os problemas sociais do Brasil ao mesmo tempo em que forma profissionais da bola.

Enquanto os problemas estruturais dos clubes brasileiros persistirem esse é o modelo mais adequado a se seguir no Brasil. É necessária uma participação da indústria do futebol, formando parcerias com instituições, governo e sociedade e aproveitando a voz do futebol para unir a população em torno da consciência social e melhoria de vida dos brasileiros.

 

LEVER, J. (1983). ‘Soccer Madness: Brazil’s Passion for the World’s Most Popular Sport’. Waveland. Illonois, USA. 1983. pp.48

MILLER, R.; CROLEY, L. (2007). ‘Football in the Americas: Futbol, Futebol, Soccer’. Institute for the study of the Americas. London, UK. 2007. pp18;p212.

FIFA: www.fifa.com.br

IBGE: www.gov.br

GOL DE LETRA: www.goldeletra.org.br

 

 

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